Pesquisar este blog

Sejam bem vindos ao blog Curadocoraçao

Aqui voçê tem testemunhos, mensagens e palavras de ânimo para a sua vida, se quiser deixar mais mensagens e testemunho fique avontade, que o Senhor te abençoe e te guarde......

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lembraças de uma benção

Dia  16 de junho que dia tão especial, as dez e trinta, eu meu marido num hospital público com enfermeiro e alguns médico em greve, o hospital parecia uma cidade fantasma,  parece bobagem de mãe de primeira viagem, mas como se espera por um filho nessas condições sem ficar anciosa? era uma chuvosa manhã  de sábado   eu não sabia o que iria acontecer, estávamos esperando que fosse um parto normal, mais não teve como, ele tava enrolado com  o cordão umbilical e já tinha duas volta, eu tinha perdido todo o líquido, e não tinha passagem, meu útero não tinha dilatação, meu bebezinho tava quase morrendo, mais graças Deus ele obteve a segunda grande vitória, a primeira foi vencer milhões de espematozoide e fecundar o ovulo.......

continua

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Tetralogia de Fallot?

Tetralogia de Fallot é um defeito cardíaco congênito. Representa a forma mais comum de cardiopatia congênita cianótica.

Morfologia anatômica

Por definição, a tetralogia de Fallot apresenta exatamente quatro malformações cardíacas, que se apresentam concomitantemente:

1- Estenose pulmonar

Diminuição de diâmetro do trato de saída do ventrículo direito pode ocorrer na valva pulmonar (estenose valvular) ou abaixo da valva pulmonar (estenose infundibular).
O grau de estenose varia nos indivíduos com tetralogia de Fallot, e é o principal determinante dos sintomas e de sua severidade. Essa malformação também pode ser denominada de "estenose sub-pulmonar" ou "obstrução subpulmonar".

2-Aorta que se sobrepõe ao defeito septal ventricula

Uma valva aórtica com conexão biventricular, ou seja, está situada no defeito septal ventricular e conectada com os dois ventrículos. A raiz da aorta pode estar deslocada para a frente (anteriormente) ou diretamente acima do defeito septal, mas está sempre anormalmente desclocada para a direita da raiz da artéria pulmonar.O grau de deslocamento para o ventrículo direito é variável, com 5-95% de chance da valva estar conectada ao ventrículo direito.

3- Defeito septal ventricular (DSV)

Um buraco entre os dois ventrículos do coração. O defeito é centralizado na região mais superior do septo ventricular, e na maioria dos casos é única e grande. Em alguns casos, o engrossamento do septo (hipertrofia septal) pode diminuir as margens do defeito.

4- Hipertrofia do ventrículo direito

Ventrículo direito tem mais músculo que o normal, causando uma aparência característica em forma de bota (coeur-en-sabot) que é visível por um RX de tórax. Devido ao desarranjo do septo ventricular externo. a parede do ventrículo direito aumenta de tamanho para lidar com a crescente obstrução de fluxo da câmara direita. Atualmente essa condição é reconhecida como sendo uma anomalia secundária, já que o grau de hipertrofia geralmente aumenta com a idade.




REFERÊNCIAS: WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE